“Mas… é por amor ou por interesse?”

Há estrangeiros que optaram por viver em Portugal e essa escolha nada teve a ver com uma paixão pelo país. Isso é mau? Não!

“Mas… é por amor ou por interesse?”
|Produção e apresentação: Marco António 
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Dulce Pontes|  Josh Woodward |Scott Holmes | Lee Rosevere | Simon Panrucker 

Desta vez conhecemos Irene van Hoek e Hans de Jong, um casal de holandeses que em 1998 – e após alguns anos a fazer férias por cá e a sondar oportunidade de negócio – decidiu viver e trabalhar em Portugal; mais concretamente no Parque de Campismo O Tamanco, em Outeiro do Louriçal, Pombal.

O que distingue esta história de quase todas as histórias de estrangeiros que optam por viver e investir em Portugal que se leem, veem ou ouvem na comunicação social? A brutal – e saudável – frontalidade com que Irene e Hans admitem que a relação que têm com o nosso país nada tem a ver com uma tão apregoada “paixão”, ou com juras de amor. O pragmatismo holandês disse-lhes para explorar oportunidades de negócio em Portugal… porque Espanha já tem muitos holandeses.

E por Portugal ficaram. Com os encantos… mas também os desencantos do país.

Mas por Portugal é provável que não fiquem. O pragmatismo diz-lhes que haverá outras oportunidades, noutras partes do mundo. E que é bom “não fechar janelas”, para “poder ver o que está lá fora”.

Para já, estão por cá. A gerir o Parque de Campismo O Tamanco.

E se forem embora, sabem que terão saudade – palavra a que até dão destaque especial no site oficial do camping.

Oiça o episódio e conheça esta história, que tem várias histórias dentro.

= = =

Se conhece uma boa história que praticamente toda a gente desconhece, diga coisas! Queremos saber! Porque toda a gente tem uma história para contar!

Histórias de Portugal, de Saudade e Outras Coisas
é uma parceria com o Público

= = =

Produção