O Maneta
A (aparentemente banal) história de um homem que teve um azar na vida, mas pôs MÃO à obra para chegar à fortuna e à admiração de todos.
Episódio 4 – O Maneta
|Produção e apresentação: Marco António
|Tema oficial: “Fado do Sonho“ – Pensão Flor
|Música adicional: Lee Rosevere | Orquestra Popular de Paio Pires
Por vezes, uma história surge-nos quando estamos à procura de um local no Google Maps e encontramos outro, que imediatamente nos chama a atenção. Assim foi, quando no Google vimos uma rua que não tinha a habitua designação (“R. de xxxx”, ou “Av. de yyyyyy”), mas sim apenas “O Maneta”.
Afinal, a designação do Google engana um bocadinho, mas a placa que encontramos à entrada da rua (e da aldeia de Forninho) não desilude.
Obviamente, fomos em busca de quem nos pudesse contar a história do maneta que tem direito a rua com nome e alcunha (que os Correios reconhecem como oficial, como se pode ver na imagem capturada do website www.ctt.pt).
Fomos recebidos por Lino Delgadinho, o bisneto de Augusto Ferreira (o Maneta), que hoje em dia gere uma adega que vende um vinho do produtor a que deu o nome de “Monte Maneta”, também em homenagem ao seu antepassado.
Aqui ficam as imagens da entrevista que fizemos no Monte Maneta – a quinta da família de Augusto Ferreira, que dá nome ao vinho.
Augusto Ferreira
(O Maneta)