Luís das Molas

Luís Rodrigues Vitorino é uma das pessoas mais inventivas que pode imaginar. Chamam-lhe Luís das Molas, Luís Engenhocas e até Engenheiro (apesar de só ter a 4ª classe).

Episódio 1 – Luís das Molas
|Produção e apresentação: Marco António
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Lee Rosevere

* * *

Luís Rodrigues Vitorino tem 84 anos. Trabalhou desde os 7. Hoje – oficialmente, já não trabalha – continua a ir todos os dias à grande oficina que o pai abriu na década de 1940 em Pêro Pinheiro (Sintra) – com a ajuda de Luís e dos outros filhos – para partilhar as suas ideias para reparar carros e camiões. Luís, o mais talentoso da família (apesar de só ter a 4ª classe – terminada já em adulto), é a mente criadora de várias máquinas utilizadas na oficina, algumas delas (as maiores) para desempanar chassis de camiões “TIR”.

A uns 50 metros da oficina fica a casa onde Luís Vitorino vive sozinho. O seu “castelo”, como lhe chama – e que se parece mesmo com um castelo. Uma casa onde guarda TUDO o que vai deixando de usar (mas que pode dar sempre jeito para alguma engenhoca), onde guarda também TODA a água que consegue (criou um sistema de recolha da água da chuva para três tanques que lhe garantem ter água sempre que precisa) e, claro, com os objetos que guarda e a água que tem em abundância, também cria novos projetos, só para exercitar a mente.

Mas o que salta à vista a quem passa por Pêro Pinheiro é o “Museu” ao ar livre que está entre a oficina “Amadeu das Molas” e a casa de Luís Vitorino.

Que captou a nossa atenção e também a do artista luso-francês Johnny.

Agora… só falta mesmo ver tudo em movimento!
🙂

Esperamos que tenha gostado tanto do senhor “Luís das Molas” quanto nós gostámos. E, se gostou do que ouviu (e viu), partilhe com os seus amigos o episódio a partir da sua aplicação de podcasts ou partilhe mesmo este artigo.

Se quiser saber mais sobre a “Amadeu das Molas” (Amadeu Vitorino e Fillhos, Lda.) este é o website da empresa que fica localizada em Pêro Pinheiro.