Uma árvore chamada Laíns

A história… da história de uma família. Uma história cujo início ainda não é conhecido (o que se sabe vai até 1580’s) e que não tem fim à vista.

Uma árvore chamada Laíns
|Produção e apresentação: Marco António 
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Lee Rosevere
| Yshwa | Matti Paalanen| Jahzzar  |Orquestra Popular de Paio Pires
|A versão deste episódio em Inglês pode ser ouvida em “Stories of Saudade” (com apresentação de
 Lucy Pepper)

Nuno Laíns é técnico de som e jornalista… e também um pesquisador ávido e quase obsessivo no que toca a encontrar as raízes do nome da família Laíns.

Há coisa de meia dúzia de anos, via Facebook, iniciou-se um contacto entre o Nuno e uma prima distante (geográfica e genealogicamente falando), Daniela Laíns. Desde então começou uma busca incessante pelos antepassados (que já vai até aos longínquos anos de 1580’s) e a reunião regular dos atuais elementos da família, que só tomaram conhecimento uns dos outros precisamente devido à pesquisa do Nuno e da Daniela.

E até têm um hino!

Pensando que éramos poucos
E que só um nome tinha
Mas havia a esperança de ser grande a família

Espalhados p’lo mundo nós estamos
Até que o encontro viria
Não somos assim tão poucos
Avós primos e tias

Nesta família Laíns, existem imensas histórias
Histórias de uma vida
De vidas heróicas

Laíns vai passando de geração em geração
Com imenso orgulho não tem explicação

Música e letra de Paulo Laíns (Falecido em Outubro de 2017)

Dos Laíns (ou Laínses – como o Nuno se refere aos elementos da família) fazem parte nomes como Pedro Laíns (economista), Jorge Laíns (fisiatra*), Inês Laíns (investigadora**) e Ana Laíns (cantora) – que também ouvimos em entrevista para este episódio.

[com um agradecimento à Taverna dos Trovadores]

Se tem nome Laíns e quiser saber se é (ou se acredita que é mesmo) da família do Nuno, entre em contacto com ele.
Aqui fica o link para o perfil de Facebook:
https://www.facebook.com/nuno.lains

* Chegou ao cargo de Presidente da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação (ISPRM) para um mandato de dois anos que terminou em 2018 [https://justnews.pt/noticias/jorge-lains-e-o-novo-presidente-da-sociedade-internacional-de-medicina-fisica-e-de-reabilitacao#.W87uBhNKhn4]

** Distinguida já por duas vezes pela Harvard Medical School [https://www.publico.pt/2018/06/11/p3/noticia/oftalmologia-o-melhor-artigo-cientifico-da-harvard-medical-school-e-outra-vez-da-ines-1834971]

= = =

Neste episódio falámos sobre dezenas de pessoas que há uns anos não se conheciam de todo e agora se juntam com regularidade e até se apoiam quando é mais necessário. Sabia que em Portugal há cerca de 500 mil pessoas com mais de 65 anos a viver sozinhas. Os dados mais recentes são de 2017 e, no mínimo, dão que pensar. Saiba mais em pordata.pt


Se conhece uma boa história que praticamente toda a gente desconhece, diga coisas! Queremos saber! Porque toda a gente tem uma história para contar!

Histórias de Portugal, de Saudade e Outras Coisas
é uma parceria com o Público