A pandemia que parou o mundo

A Covid-19 obrigou o mundo a parar. Um português, sobrevivente de uma pandemia anterior, viveu (e ainda vive) de perto com esta nova pandemia, em Macau

A pandemia que parou o mundo
|Realização e apresentação: Marco António 
|Produção: 366 Ideias


|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Anna Yarbrough | DAH Trump | Yehezkel Raz

Este é um episódio fora de formato. Pouco ou nada lhe parecerá um episódio das “Histórias de Portugal”. A explicação é simples: Covid-19. Há umas semanas, já sentido a ameaça que a propagação do novo coronavírus poderia ser, tive uma conversa com Gonçalo Lobo Pinheiro, fotojornalista português a viver e trabalhar em Macau. O Gonçalo não só vive perto da China continental – a origem do surto – (e por isso viveu – e ainda vive – sob a pressão de estar em quarentena há vários meses), como ele próprio sabe o que é ser infetado numa grande pandemia. Aconteceu-lhe em 2009 (Gripe A – H1N1).

Na conversa original, para além da vida pessoal [parte que dará um futuro episódio das “Histórias de Portugal”], falámos da Covid-19, mas a rapidez da propagação da doença obrigou a regravarmos uma versão atualizada dessa outra parte da conversa. E este episódio – forma de formato, recordo – é o resultado dessa (re)gravação.

Este é o Gonçalo, em versão auto-retratos, durante a quarentena em Macau.

© Gonçalo Lobo Pinheiro

E estas são algumas das imagens que captou no território como fotojornalista.

= = =

As Histórias de Portugal são ouvidas em Portugal e em várias partes do mundo. Diga-nos o seu nome e onde ouve o programa!

Mensagem de voz por WhatsApp ou Telegram – [+351] 911819665

(+351) 911819665 

= = =

Se conhece uma boa história que praticamente toda a gente desconhece, diga coisas! Queremos saber! Porque toda a gente tem uma história para contar!

Pode até ser por carta! Para esta morada postal:

Marco António
“Histórias de Portugal”
Apartado 85 – EC Porto Salvo
2741-901 Porto Salvo
Portugal

Já agora…
Há quanto tempo não escreve uma carta?
Escreva-me uma, sobre o assunto que quiser.

= = =

Histórias de Portugal, de Saudade e Outras Coisas
é uma parceria com o Público

= = =

Produção