8. A Batalha das Uvas do Telhado

Nunca existiu uma batalha com este nome. Mas aconteceu uma batalha numa terra rica em uvas (que dão fantástico Vinho Verde) e um nativo do lugar de Telhado é importante nesta história… da Quinta da Lixa.

Episódio 8 – A Batalha das Uvas do Telhado
|Produção e apresentação: Marco António 
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Lee RosevereOrquestra Popular de Paio Pires
|A versão deste episódio em Inglês pode ser ouvida emStories of Saudade” (com apresentação de Lucy Pepper)

A Quinta da Lixa é o produtor de Vinho Verde de referência na cidade da Lixa e setembro é o mês mais especial do ano. É o mês da vindima e de iniciar a produção do vinho do ano seguinte. A vindima é – como dissemos no programa –  um dos momentos mais portugueses de Portugal… e não podíamos deixar de ir até à vinha, onde a uva (ainda) é colhida à mão.

Depois de colhida, a uva segue da vinha para a Quinta da Lixa, onde se dá início ao processo de produção do vinho, desde a entrega, até às primeiras provas (do mosto). A quinta é um local que junta produção e enoturismo, recebendo muitos visitantes que querem conhecer o processo de produção, provar o vinho, degustar a gastronomia da região e comprar, o vinho e tantos outros produtos (desde os queijos até ao chocolate, passando pelos artigos de recordações e as tradicionais “malgas” para beber o chamado vinhão) que a empresa também comercializa.

Mais imagens e informações sobre a Quinta da Lixa em www.quintadalixa.pt

 

Recentemente, a Quinta da Lixa adquiriu mais um terreno (a Quinta de Sanguinhedo) para aumentar a capacidade produtiva, mas a família Meireles, que detém a empresa, percebeu que ali poderia fazer mais do que apenas vinho. E foi assim que nasceu o Hotel Monverde.

Mais imagens e informações em www.monverde.pt

 

Mas, conta-se na Lixa, nesta Quinta de Sanguinhedo parou em tempos uma figura que entrou para a história, não só da região como de Portugal. O homem que ficou conhecido como “Zé do Telhado” e pelos assaltos que fazia às casas mais abastadas do norte do país, dividindo parte dos resultados desses golpes com os mais pobres.

Zé do Telhado

Ora, segundo os responsáveis pela Quinta da Lixa, Zé do Telhado chegou a reunir a sua quadrilha de bandoleiros junto ao que é hoje uma das alas do Hotel Monverde – onde antigamente eram as habitações dos caseiros da Quinta de Sanguinhedo. Mais precisamente aqui, no meio destes grandes castanheiros.

Agradecemos à Quinta da Lixa (em especial a Diogo Vieira, responsável pela Comunicação e Marketing) pela ajuda na produção e realização deste episódio.

* * *

PUB

Na realização deste episódio, as Histórias de Portugal, de Saudade e Outras Coisas viajaram ao volante de um Dacia. Veja como foi, aqui e nos nossos perfis nas redes sociais.

Faça como nós! Experimente um Dacia e saiba mais em dacia.pt

 

O programa conta com apoio do Cowork Central. Os nossos ouvintes podem usufruir de UM DIA GRÁTIS num local de trabalho fantástico numa das zonas mais bonitas de Lisboa. Basta dizer que é nosso ouvinte, no momento de fazer a reserva em www.coworkcentral.pt