5. A Senhora que acalma o Mar

A história – e as histórias – de uma das capelas mais emblemáticas de Portugal; a Capela da Senhora da Conceição, na Praia de Mira.

Episódio 5 – A Senhora que acalma o Mar
|Produção e apresentação: Marco António
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Lee Rosevere | Orquestra Popular de Paio Pires
|Versão do episódio em Inglês emStories of Saudade
(com co-produção e narração de Lucy Pepper)

A Capela da Senhora da Conceição, na Praia de Mira já teve mais que uma vida… e até mais que uma santa padroeira. Foi construída no século XIX por um fiel da região da Gândara, que quis oferecer a imagem da Senhora da Graça que tinha em casa à Praia de Mira. Depois, no final desse mesmo século – em 1884 – depois de um temporal que quase destruiu a capela, a população pediu que fosse reconstruída com a alteração da padroeira, para a Senhora da Conceição, que lá se mantém até hoje.

© Foto Zé Manel

 

João Nogueira, Mª Lurdes Custódio, Mestre Alcino, Mestre Gabriel, Maria Domingos e João Custódio ajudaram-nos a contar a história – e as histórias (entre elas, a da crença que a imagem da Senhora da Conceição acalma o mar) – desta capela emblemática, feita à imagem dos tradicionais palheiros dos pescadores e, precisamente pelos pescadores, muito venerada.

Em fevereiro de 2017, a capela poderia ter desaparecido devido a um incêndio.

O pior foi evitado. A capela foi preservada (e rapidamente reconstruída de novo) para felicidade da população da Praia de Mira, que mantém uma respeito imenso à Senhora da Conceição e à capela. Os habitantes locais só apontam um “defeito” à casa do seu culto – ser utilizada como casa mortuária, ligando-a a uma imagem de tristeza e morte em vez de alegria e oração – e esperam que isso deixe de acontecer, com a construção de uma casa mortuária quanto antes.

* * *

Um dos nossos entrevistados, o Mestre Garbiel, contou-nos uma história – rocambolesca e trágica – que não pudemos incluir no episódio, mas que vale a pena ouvir.

[Mestre Gabriel e o cadáver recuperado do mar]

Outro entrevistado, Mestre Alcino, é já uma celebridade. Participou no programa “Got Talent Portugal”, da RTP. Aqui fica o vídeo dessa participação.

* * *

Agradecimentos:
Jornal AuriNegra
Junta de Freguesia da Praia de Mira
Foto Zé Manel (contactos: 231 471 279 | fotozemanel@sapo.pt)
Mira Online