2. Hoje não há Teatro

Não se sabe exatamente quantos teatros e cine-teatros estão de portas fechadas, ou mesmo devolutos, em Portugal. Esta é a história de um deles.

Episódio 2 – Hoje não há Teatro
|Produção e apresentação: Marco António
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Lee Rosevere | Orquestra Popular de Paio Pires
|Versão do episódio em Inglês emStories of Saudade
(com narração de Lucy Pepper)

O Teatro Salvador Marques, em Alhandra, foi inaugurado em 1905, mas hoje… não há Teatro. Cerca de oito décadas depois da inauguração, a sala de espetáculos fechou as portas para não mais as abrir. Não é caso único em Portugal – bem pelo contrário – e cada sala de espetáculo tem uma história para ser contada. Contamos esta, como exemplo para tantas outras, de tantas aldeias, vilas e cidades portuguesas, em que os respetivos teatros e cine-teatros foram fechando. Se for esse o caso onde mora, conte-nos e mostre-nos como foi e como está a sala de espetáculos em causa. Pode fazê-lo, por exemplo, pela caixa de mensagens da nossa página de Facebook, ou pelo mail historiasdeportugal.podcast@gmail.com.

Anos depois do fecho das portas, algumas pessoas tiveram acesso ao interior do Teatro Salvador Marques. Três delas partilharam connosco (e agora consigo) o que viram. Os fotógrafos Rui Almeida e Diogo Ramos (a quem agradecemos a cedência das imagens que pode ver nas galerias) e Casimiro Gonçalves – o nosso entrevistado neste episódio – cujo testemunho em áudio pode ouvir entre as duas galerias de fotos.

Fotos de Rui Almeida

Descrição de Casimiro Gonçalves

 

Fotos de Diogo Ramos

Quando fomos a Alhandra gravar a entrevista em que o episódio se baseia, tivemos a oportunidade de fotografar o exterior do edifício.

Fotos de Lucy Pepper

Agradecemos a Casimiro Gonçalves* a disponibilidade para contar a história do Teatro Salvador Marques e toda a ajuda, tanto com documentação como com referências a imagens e sons que foram necessários neste episódio.

Agradecimento também a Ana Brás, arquitecta, que nos ajudou com dados essenciais para percebermos a dimensão desta realidade, a nível nacional.

* * *

PS: O cine-teatro referido no início do episódio situa-se na vila de Soure, distrito de Coimbra, no edifício sede do Grupo Desportivo Sourense.

* Casimiro Gonçalves está a desenvolver uma tese de mestrado em Museologia e Museografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade  de Lisboa. Tese que se debruça, precisamente, sobre o Teatro Salvador Marques. Faz também parte de um grupo público na rede social Facebook dedicado a este tema, intitulado Teatro Salvador Marques: Queremos Restaurado!, através do qual chegámos ao contacto com o entrevistado deste episódio.