Da América, com amor…

Uma história de amor que não é a costumeira história contada por altura do Dia de São Valentim. Uma história de amor diferente, sobre a magia de Portugal.

Episódio 14 – Da América, com amor…
|Produção e apresentação: Marco António 
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Wes Martin | Lee Rosevere| Josh Woodward | Onda Choc | The Mendes Brothers
|A versão deste episódio em Inglês pode ser ouvida emStories of Saudade” (com apresentação de Lucy Pepper)

= = =

Angela Simoes é luso-americana, tal como o marido Adrian. Vivem na Califórnia. O Adrian é lusodescendente de primeira geração, Angela de terceira geração, mas ambos mantém vivas as suas raízes portuguesas.

A família paterna da Angela saiu da Ilha Terceira, nos Açores. A família do lado da mãe, da Guarda. As duas famílias chegaram aos Estados Unidos da América no início do século XX.

O bisavô açoreano chegou sozinho à América com 14 anos e viajou diretamente para o sol da Califórnia. O bisavô materno, da Guarda, fez três tentativas para emigrar para lá, mas nas primeiras duas vezes, não encontrou quem o ajudasse financeiramente. Na terceira e última tentativa, o comandante do barco disse-lhe “Continuas a tentar?… Deves ter imensa vontade ir para lá…” e decidiu ajudá-lo. O bisavô de Angela começou então a sua vida na América em Rhode Island, mas acabou por ir para a Califórnia com a mulher. Fazia muito frio em Rhode Island…

As duas famílias dedicavam-se à agricultura na Califórnia, onde, cerca de 100 anos depois, se encontraram a Angela e o Adrian.

Angela também é podcaster! Com a sua amiga, escritora Maria Lawton (também ela luso-americana, dos Açores), produz Our Portuguese Table, um programa em que falam de tudo o que é relacionado com a comida portuguesa e o que é ser português na América. Conversam com produtores, chefs e autores lusodescendentes por todo o país. A Angela vive na costa oeste, a Maria na costa leste, e juntas fazem ligações entre muitos dos luso-americanos nos EUA. É surpreendente perceber a diversidade da cultura culinária portuguesa nos Estados Unidos. Oiça as conversas divertidas sobre aquilo que é realmente importante: a comida portuguesa!
🙂

Encontre o podcast Our Portuguese Table no site, ou onde já ouve as Histórias de Portugal, de Saudade e Outras Coisas.