12. Escândalo em Lisboa!

Um escândalo, quando rebenta, não deixa ninguém indiferente. Um bom escândalo desperta sempre interesse. Neste episódio temos… vários escândalos. Todos na cidade de Lisboa.

Episódio 2 – Escândalo em Lisboa!
|Produção e apresentação: Marco António 
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Lee Rosevere
|A versão deste episódio em Inglês pode ser ouvida emStories of Saudade” (com apresentação de Lucy Pepper)

 

Foto: Arquivo Municipal de Lisboa

Muito antes da cidade de turismo que é hoje, Lisboa foi cenário de muita História e, sobretudo de muitas histórias. Algumas delas, de fazer corar os mais  puritanos, de provocar revolta aos mais acérrimos defensores da ordem pública, de provocar um retumbante levantar de sobrancelha aos mais fleumáticos.

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão de Promoção e Comunicação Cultural, criou itinerários para contar histórias verdadeiras que aconteceram na cidade e que não quer que o tempo faça esquecer. Um desses itinerários conta precisamente essas histórias mais rocambolescas.
Mais… escandalosas, melhor dizendo.

Lisboa Escandalosa” é um passeio por vários locais da capital em que – a cada ponto de passagem – se fica a conhecer (por intermédio de guias como Mónica Queiroz, a entrevistada deste programa) episódios que criaram polémica, surpresa e, muitas vezes, indignação na sociedade lisboeta, em diferentes séculos, diferentes pontos da História da cidade.

Neste episódio do podcast, ouvimos falar de cabarets, de reacionários, de um pornógrafo e de… uma freira, entre outras histórias que se entrecruzam, sempre com um ponto em comum: o escândalo que provocaram na época em que aconteceram. E são só algumas das histórias que pode conhecer no itinerário “Lisboa Escandalosa”.

Para ficar a conhecer mais – ou descobrir todos os itinerários históricos e culturais promovidos pela Divisão de Promoção e Comunicação Cultural da CM Lisboa, pode visitar o website agendalx.pt ou procurar “Itinerários de Lisboa” no Facebook.

Aqui fica um “presentinho de Natal” da nossa parte!
Toda a calendarização dos Itenerários de Lisboa até julho de 2018.
Basta clicar AQUI*!

–  –  –

PUB

Este programa contou com o apoio da

Dacia Portugal

e do

Cowork Central

–  –  –

 

 

* https://issuu.com/agendaculturaldelisboa/docs/itinera_cc_81rios_2017_2018_net