10. Amar’tesanato

A ideia era conhecer e entrevistar um artesão. Mas a história não era essa.

Episódio 10 – Amar’tesanato
|Produção e apresentação: Marco António 
|Tema oficial: Fado do SonhoPensão Flor
|Música adicional: Wes Martin | Lee Rosevere| Orquestra Popular de Paio Pires | Simon Panrucker
|A versão deste episódio em Inglês pode ser ouvida emStories of Saudade” (com apresentação de Lucy Pepper)

 

Por vezes, a história que encontramos não é a história que tínhamos pensado contar. Neste caso, a ideia inicial era conhecer e entrevistar um artesão da Landeira, no concelho de Vendas Novas, mas mal a entrevista começou ficou evidente que a história de Laurentino Ratão, um mecânico reformado que serviu na Guerra Colonial e foi bombeiro durante 23 anos, não é só a história dele, mas sim de uma dupla que ele forma com a mulher, Delfina Gaspar.

A história começa no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas… onde existe um outro quartel dos BV Vendas Novas, “igual”, em exposição no Salão Nobre.

A réplica em miniatura é obra de Laurentino Ratão, que a partir de 2010, já depois de se reformar, começou em casa a dedicar-se ao artesanato.

Em casa, há mais quem se dedique ao artesanato, Delfina Gaspar, a mulher de Laurentino, sempre gostou de roupas e tecidos, teve uma loja, e hoje em dia faz carteiras e malas de senhora.

O casal conheceu-se no início da década de 1960. Começaram a namorar, como era normal na época, “à janela”.

Mas Laurentino teve de ir para a Guerra Colonial. Partiu (e regressou) no paquete Vera Cruz e passou 26 meses em Angola, como mecânico do Exército.

Durante esse tempo, Laurentino e Delfina comunicavam por carta – havia sempre três cartas (de cada lado) por semana a circular entre Portugal e Angola.

(No final do episódio – após a ficha técnica – saiba o que aconteceu a essas cartas.)

No final da guerra, casaram e estão juntos há já praticamente 50 anos.

Em 2015 estiveram no programa “A Tarde é Sua”, da TVI.
(Para ver dois excertos dessa participação, clique AQUI e AQUI)

Vale a pena conhecer o resto desta história (e das várias histórias dentro dela). Oiça o episódio, aqui mesmo no website ou na sua aplicação móvel de podcasts.

* * *

PUB

Este programa contou com o apoio da

Dacia Portugal

e do

Cowork Central

* * *